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MEO Cloud



Quarta-feira, 13.03.13

Manutenção

Vamos intervir sobre os servidores, neste preciso momento, para uma acção rápida de manutenção.

 

Voltamos rapidamente.

Autoria e outros dados (tags, etc)


24 comentários

De Bruno Pinto a 13.03.2013 às 13:45

Possuo conta na CloudPT, e por opção, não tenho o computador a guardar os meus dados de login, nem password. Informo também que apenas eu uso este computador, e na rede de internet que disponho, apenas eu tenho conta na CloudPT. Para meu espanto, ao fazer hoje login, ao clicar em "Login" da vossa página, entrei automaticamente na conta de alguém (sem inserir dados de login ou password nenhuns!!!), com dados pessoais dessa mesma pessoa, e tudo ali à minha disposição! apesar de ser um serviço gratuito, vocês garantem confidencialidade e privacidade das contas, o que de facto não aconteceu! Parece-me a mim, que se não são capazes de proporcionar este serviço às pessoas, encerrem o sistema para que não violem a privacidade das pessoas, porque tal como eu acedi à conta de alguém, nada me garante que não tenham acedido à minha. Aguardo uma resposta e explicação para o sucedido. Se é que há!...

De jonasnuts a 13.03.2013 às 13:57

Terá a sua resposta, asap.

De Alexandre a 13.03.2013 às 15:05

Muito medo!

De jonasnuts a 13.03.2013 às 17:19

Olá Bruno, boa tarde.

Obrigada pelo seu feedback.

A conta à qual acedeu, não era de um user, mas sim uma conta nossa, de testes.

Não houve ninguém com acesso à sua conta, ou à conta de qualquer outro utilizador.

O que aconteceu numa das máquinas da CloudPT, foi a colocação em produção de novas funcionalidades (algumas das quais anunciadas no post que publicámos há pouco), processo durante o qual detectámos um erro que fazia com que, quem entrasse nessa máquina acedesse a um user de testes da plataforma, o user PSY, criado pela equipa para testes.

Este acesso a esta conta de testes, e apenas a esta conta de testes, aconteceu durante alguns minutos, entre as 12h42 e as 13h27.

A única conta a ser acedida por alguns utilizadores, foi a conta de testes PSY, que pertence à equipa, é usada para testes, e tem ficheiros de todo o tipo.

Pedimos, obviamente, e desde já as nossas desculpas, por quaisquer incómodos que a situação possa ter causado, e esperamos que a nossa resposta tenha esclarecido as suas pertinentes dúvidas.

Se não for ese o caso, não hesite em contactar-nos de novo, seja por aqui, seja através do endereço suporte@cloudpt.pt

De Bruno Pinto a 13.03.2013 às 17:23

Sim, de facto foi essa a conta a que acedi, reparei no nome PSY.
No entanto, como tinha fotos, documentos de trabalho, etc, percebi que estava na conta de algum utilizador e à qual nem conseguia fazer logout! Reconheço as funcionalidades deste sistema Cloud que a PT oferece, mas é imperativo que mantenham a segurança dos seus utilizadores.

De jonasnuts a 13.03.2013 às 17:27

O user PSY é um user de testes, nosso.
Ninguém acedeu a outro user que não esse nosso, de testes, o PSY.

De Bruno Pinto a 13.03.2013 às 17:29

Sim, e reparei de facto que era esse o nome que aparecia. Agradeço a explicação.

De Marco Tomás a 13.03.2013 às 15:17

De facto o problema relatado por outro utilizador também me aconteceu. Assim que tive acesso à minha pasta esta manhã, estranhei, pois em vez de encontrar a minha estrutura de ficheiros, estava a ver outra que me era completamente estranha, e com documentos pessoais, incluindo fotografias, apresentações ppt pessoais entre muitos outros documentos pessoais. Tenho o anti-virus actualizado, o computador é utilizado apenas por mim, e verifiquei que tive acesso à conta de outra pessoa. Agora a minha pergunta é, será que alguém teve acesso à minha? O que se está a passar para a segurança estar assim tão comprometida? E porque é que nem o formulário de ajuda é possível preencher?

Espero sinceramente que resolvam todas estas situações entretanto irei entrar em contacto com a Deco e a Comissão de Protecção de Dados, com o intuito de denunciar esta irregularidade. É muito grave o que aconteceu horas atrás.

De Bruno Pinto a 13.03.2013 às 15:20

Exatamente, nem o formulário de dados consegui preencher. Sem dúvida muito estranho e grave!!!

De jonasnuts a 13.03.2013 às 15:23

Uma vez que, tal como refere o post, estamos a intervir nos servidores, nada do que está nos servidores (formulário incluído) está disponível.

Pode ser usado, no entanto, o endereço de mail suporte@cloudpt.pt para contactar a equipa.

De jonasnuts a 13.03.2013 às 17:22

Olá Marco, boa tarde,

Uma vez que respondi às suas questões na sequência do mail que nos enviou, e o teor da resposta é muito semelhante à resposta que dei ao Bruno, penso que não vale a pena duplicar mensagens :)

Reitero, no entanto, a nossa disponibilidade para o esclarecimento de quaisquer dúvidas que subsistam.

De Marco Tomás a 13.03.2013 às 17:43

Pois bem, de facto já recebi a vossa resposta à minha reclamação.

Foi esclarecedora, o suficiente.

Quando me deparei perante o cenário acima descrito, pensei no pior, e julguei logo que os meus dados poderiam estar sujeitos a violação de privacidade. Felizmente não foi o que aconteceu.

A minha recomendação para o futuro, sempre que estiverem a testar cenário fictícios, não os deixem disponíveis à comunidade, se não estarão sujeitos a este tipo de situações.

Continuação do excelente trabalho!

De jonasnuts a 13.03.2013 às 17:45

Obrigada :)

De Diogo a 13.03.2013 às 15:19

Pois, estes bugs têm de ser resolvidos o mais depressa possível e assegurar-se a segurança das contas das pessoas. De qualquer modo, estes serviços não são para guardarem dados pessoais intransmissíveis. Não existe um sistema segura. Qualquer um pode ser ultrapassado com mais ou menos esforço.

De jonasnuts a 13.03.2013 às 15:21

Terei a oportunidade de responder a todos os comentários, assim que possível.

De Alexandre a 13.03.2013 às 15:39

O problema com estes bugs não é o de serem resolvidos o mais rapidamente possível. O problema é que eles não podem, simplesmente, existir.

Eu sei que o serviço é gratuito e que a cavalo dado não se olha ao dente, mas a página inicial evidencia, mesmo a meio, a seguinte frase:
"A Segurança importa
A segurança não é um extra. É um atributo fundamental, especialmente quando se trata do nosso arquivo digital."

Eu não podia concordar mais. E por isso é que mesmo em serviços como o Mega.co.nz e o Walla.com (que encriptam os meus ficheiros no meu equipamento e os armazenam já encriptados) não coloco ficheiros que não quero que sejam vistos por outros.

No entanto, ao contrário de mim, há muita gente que não está ciente dos problemas de confidencialidade que a WWW pode acarretar e confiam em frases como essa, que se vê em grande plano na página inicial do CloudPT.

Não sei se este episódio se vai tornal viral. Espero que não. Mas pode muito bem ter sido o princípio do fim da CloudPT.

De jonasnuts a 13.03.2013 às 15:49

Mantemos a nossa afirmação de que a segurança é um atributo fundamental.

Como já tive oportunidade de dizer há pouco, terei a oportunidade de vir aqui responder a todos os comentários, tal como habitualmente.

De jonasnuts a 13.03.2013 às 17:24

Olá Alexandre, boa tarde. Para não estar aqui a duplicar mensagens, coloco o link para a resposta que dei ao Bruno, que foi quem em primeiro lugar nos colocou algumas perguntas.

http://blog.cloudpt.pt/9979.html?thread=527611#t527611

Estou à disposição, caso subsista alguma questão :)

De Alexandre a 13.03.2013 às 17:27

Viva jonasnuts,

Obrigado pelo esclarecimento.

De jonasnuts a 13.03.2013 às 17:29

De nada. Este Blog não serve só para fazer posts a dar informações sobre convites e novas funcionalidades. Serve também (sobretudo?) para que haja uma proximidade entre quem está desse lado, e quem está deste. E nós, deste lado, temos toda a disponibilidade para responder às questões, dúvidas, críticas, etc... de quem usa a plataforma :)

De Luís P a 21.03.2013 às 01:29

Agradeço então que seja dada resposta ás questões colocadas:
Neste comentário: http://blog.cloudpt.pt/9644.html?thread=511404#t511404
Ou neste: http://blog.cloudpt.pt/3101.html?thread=496669#t496669
Ou no email enviado para o suporte!



De jonasnuts a 23.03.2013 às 21:22

Já respondemos :)

De Marco a 13.03.2013 às 15:42

A ser assim, mais vale estar quietinho, pois o objectivo deste serviço é pegar nos nossos dados, e armazená-los "com segurança", para assim estarem disponíveis em vários locais, no portátil, no desktop, no telemóvel, no tablet, etc...

Agora a segurança deve ser melhorada, por forma a evitar situações como as verificadas esta manhã. É disponibilizado um serviço, e todas as condições deverão ser asseguradas. Pelo facto de haver acidentes não vou deixar de andar de carro, mas tenho sempre algum cuidado sempre que estou ao volante.

A PT disponibiliza este serviço, deverá assim, acautelar todos os procedimentos para que a segurança dos dados estejam assegurados.

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