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MEO Cloud



Terça-feira, 18.12.12

Pedido de convites

Depois de alertados por alguns dos comentários deixados aqui no Blog, acerca de utilizadores que deixaram o endereço de mail na Homepage da CloudPT, no dia 10, e que ainda não tinham recebido convites, fomos averiguar.

 

Detectámos que algumas pessoas deixam o endereço de mail inúmeras vezes, e que o sistema está, como é evidente, preparado para assumir apenas 1 convite por mail.

 

Assim, sempre que nos é dado, pela segunda vez, o mesmo endereço de mail, o registo com que fica na base de dados é o último, removendo a entrada anterior.

 

Todas as pessoas que deixaram o mesmo endereço de mail no dia 10, no dia 11, no dia 12, no dia 13, etc.... têm agora o seu endereço de mail colocado na base de dados com a data do último envio que fizeram.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


88 comentários

De Simão Gamito a 18.12.2012 às 19:48

Boa noite.

Quando clico no link que tinha, recebo a informação que já não é válido.
Hoje voltei a inscrever-me através do meu e-mail SAPO, já que sou vosso cliente. Por "inscrevi-me" refiro que deixei o meu e-mail na página que o sugere, dizendo que depois entram em contacto

Pus a questão num post abaixo, mas não mereceu resposta.

Devo e vale a pena esperar pelo convite sem fazer mais nada?

Obrigado pela atenção.

De jonasnuts a 18.12.2012 às 19:57

Um link que já não é válido?

Será esse link a que se refere o da mensagem de confirmação de mail do LoginPT?

De Simao Gamito a 18.12.2012 às 23:32

O link leva-me a uma página onde sou informado que a inscrição já não é válida. Mas já apaguei o mail onde tinha esse link que, antes de me dizer o que diz agora, levava-me para a página com um rectangulo onde eu devia deixar o meu e-mail e que seria contactado mais tarde.
Presumi que a inscrição estava anulada e voltei ao início, dando o meu endereço de correio do SAPO.
Creio que me resta aguardar pelo convite.

Boa noite

De jonasnuts a 18.12.2012 às 23:36

Peço desculpa se deixei a sua questão por responder :/

Quando diz que segue o link e diz que já não é válido, presumo que esteja a referir-se ao mail de confirmação de endereço de mail com que se registou no LoginPT. Esse será um dos passos necessários para criar conta na CloudPT. Se quiser ir confirmando o mail e deixando o registo no LoginPT concluído, ode fazê-lo.

Quanto ao convite propriamente dito, se já deixou o seu mail na homepage da CloudPT e tem a certeza que deixou o mail correcto, é melhor não voltar a inseri-lo, face ao acima exposto, uma vez que sempre que introduz o mesmo endereço de mail, apenas está a adiar o recebimento do convite.

De Simão Gamito a 19.12.2012 às 09:36

Bom dia.

O mail que recebi com um link, foi este:

"Caro(a) cliente,

Para confirmar o registo do seu LoginPT, use este link:

https://login.telecom.pt/Public/Confirmation.aspx?tk=a7b7cd88-7bca-4cc0-b369-e98431dee481

Obrigado,

LoginPT

[Disclaimer: não responda a este email]"


Ao seguir esse link, desde ante-ontem, creio, vou ter a uma mensagem simples que diz, muito simplesmente:

"Português | English
O seu pedido já não se encontra válido.

Para efetuar um novo pedido clique aqui


No entanto, ao fazer login com este mail SAPO, o login é aceite e "sai" uma página a dizer-me:

Acaba de criar (ou fazer login) no LoginPT a plataforma transversal de registo e autenticação dos serviços PT.
Óptimo, esse é o primeiro passo para ter uma conta na CloudPT.
O segundo passo é receber um convite. Se ainda não recebeu um convite de um amigo, insira o seu email no campo abaixo e prometemos contactar assim que haja novidades. Até breve."


Penso que se refere a esta página, quando me diz que posso ir deixando o mail, estando eu em modo login.

Ontem voltei a registar-me e agora, em face da informação que me prestou e que agradeço e de outras que vou lendo por aqui, fico somente à espera, não vou fazer mais nada, a menos que me sugira alguma coisa.

Tinha apagado os mails da Cloud mas no meu cliente de correio, o Thunderbird, depois lembrei-me que o tenho configurado para não apagar mails no servidor, fui lá via webmail e lá estão os links: um de uma inscrição SAPO (que vou manter) outra de uma inscrição gmail que vou deixar cair.

Bom dia e obrigado e desculpe o comentário tão longo!








De jonasnuts a 19.12.2012 às 10:57

Pelo que descreve, está tudo ok, pode autenticar-se no LoginPT usando o seu SAPO ID.

Assim que chegar o convite, estará pronto para o reclamar e criar conta na CloudPT :)

De Simão Gamito a 19.12.2012 às 18:58

Boa noite.

Obrigado.

Não me importo de esperar, apesar de não ser um entusiasta das clouds (deve haver por aí dezenas ou centenas delas, até o meu Asus me ofereceu uma), mas atendendo que esta é portuguesa e PT, irei usá-la da maneira que achar por bem, claro!

De majos a 18.12.2012 às 21:57

Rico truque!

De jonasnuts a 18.12.2012 às 23:38

Não é um truque. Não estamos a atribuir convites por datas, mas por tranches de número de convites. Como deverá calcular, é do nosso interesse entregar os convites aos primeiros que mostraram interesse em recebê-los. Não há qualquer lógica de atrasar seja que for, na medida em que sempre distribuímos o número de convites que tínhamos previsto. x no dia 12, x(2) no dia 14.

De Rui a 18.12.2012 às 22:05



Bolas. :(

De jonasnuts a 18.12.2012 às 23:39

Foi mais ou menos o que eu pensei. Pela minha lógica, manter-se-ia o registo original. Mas pela lógica de quem implementou a base de dados, não. E só descobrimos porque algumas pessoas comentaram esse facto aqui no Blog e fizeram-me chegar mails explicando a situação.

De Paulo Oliveira a 20.12.2012 às 23:31

Um iluminado esse indivíduo que implementou a base de dados!

De SMCO a 18.12.2012 às 22:31

Parece-me um bug "desagradável".
As pessoas que repetidamente colocaram o email (incluindo eu próprio), serão provavelmente as que mais ansiavam por experimentar o serviço e são agora as mais prejudicadas por isso mesmo.

Nem me posso queixar pessoalmente, pois entretanto consegui receber um convite de um colega.
Mas parece-me que deveriam, por uma questão de justiça, inverter essa ordem.

De jonasnuts a 18.12.2012 às 23:41

Não é um bug. É apenas uma forma diferente de interpretar as coisas. Confesso que, na minha lógica, o registo original deveria prevalecer face aos demais. No entanto, não foi essa a lógica de quem desenvolveu o esquema dos convites.

Inverter a ordem de entrega, apenas penalizaria quem introduziu o mail uma vez, e esperou calmamente o convite.

De SMCO a 19.12.2012 às 22:17

Quando eu falei em "inverter" a ordem, não me referia obviamente a colocar quem efetuou o registo numa determinada data, ser passada à frente por quem registou depois.

A ideia era... se o endereço X enviou 10 vezes... era filtrar dessas 10x qual a primeira data e colocar o pedido na lista, por ordem de data de entrada! Ou seja... simplesmente eliminavam-se as entradas repetidas mais recentes, mantendo somente a primeira entrada do email X e enviando-lhe convite, pela data dessa primeira introdução.

Não sei se fui confuso, mas parece-me que faria sentido!
Ainda que, não faço ideia se do ponto de vista técnico, é fácil fazer essa filtragem!

De jonasnuts a 19.12.2012 às 22:30

Não é fácil nem difícil, porque não guardámos o registo da data/hora da primeira entrada. Apenas da última. Acredite, se desse para repor, teríamos reposto.

De Diogo a 26.12.2012 às 16:40

Peço desculpa mas foi um erro muito grave de programação, quem programou a gestão de envios deveria ter tido mais cuidado, porque era tão simples quanto fazer uma verificação à base de dados e caso encontrasse não deveria permitir colocar mais vezes o email.

De jonasnuts a 26.12.2012 às 16:43

Não foi um erro, foi uma diferença de interpretação :)

Entre quem definiu o fluxo e quem programou, há diferentes lógicas. Esse foi o problema.

Estamos a corrigir :)

De SMCO a 19.12.2012 às 22:24

Seria também interessante, a existência de um script, que ao ser introduzido um email repetido, devolvesse uma mensagem do tipo "Este email já foi submetido. Brevemente ser-lhe-a enviado um convite"
No fundo, algo que impedisse as submissões múltiplas

De jonasnuts a 19.12.2012 às 22:31

Era sobrecarregar o sistema desnecessariamente embora pudesse ter um efeito mais pedagógico do que o actual, de facto.

De Oscar Olim a 21.12.2012 às 09:29

Por acaso acho esta ideia genial. E uma maneira de combater os chicos espertos que fazem n registos a ver se sao os primeiros. Tenho que me lembrar disto quando fizer algo semelhante.
Se o autor diz para se registar uma vez, facam o que e dito para a proxima.

De Antonio a 18.12.2012 às 23:51

O facto de alguns utilizadores terem inserido diversas vezes o seu email, terá sido por ter havido falhas na validação como aliás é evidenciado por exemplo, por este utilizador, entre outros:
http://blog.cloudpt.pt/647.html?thread=74631#t74631

De jonasnuts a 18.12.2012 às 23:59

Esse era um erro de interface que foi corrigido rapidamente. Não era um erro de validação da base de dados.

De Tiago Matos a 19.12.2012 às 00:41

boa noite

Quem é colaborador da empresa tambem tem que aguardar pelo registo?

Cumps,
TM

De jonasnuts a 19.12.2012 às 10:50

Bom dia. Quem é colaborador da empresa teve a oportunidade de criar conta, antes do lançamento. Essa possibilidade foi extinta no dia em que lançámos ao público em geral.

De Majos a 19.12.2012 às 01:52

Não sei o que este projeto tem de inovação ou de imitação. Não sei quanta criatividade ou quanta rotina aqui foi colocada. Suponho que tenha muito trabalho e muito entusiasmo de uma ou mais equipas. Suponho que seja um projeto que tem várias componentes ou várias contribuições, provavelmente com pesos e qualidades diferentes. No final tentaram imitar outros e, se não foi um desastre, pelo menos fez perder muito do brilho e do sucesso que a ideia merecia, com grande injustiça para alguns. Tenho simpatia pela senhora que dá a cara, ou resposta, à deceção e frustração de tanta gente. Talvez fosse melhor pararem, respirarem fundo e arrancarem de novo com mais originalidade, com mais segurança e com maior sucesso. Não espero estar certo a 100% mas também não espero estar errado a mais de 30%. Boa sorte e parem para pensar, se for preciso. Ah, e não se esqueçam que mesmo o projeto mais lindo não existe por si mesmo, tem destinatários.

De Bruno a 19.12.2012 às 10:08

Comentários desta natureza fazem-me lembrar o futebol. Quando uma equipa está a ganhar são os maiores, quando perde sentem o ódio das massas.
Não faço parte das equipas que desenvolveram este projeto mas tenho conhecimento suficiente para perceber a sua dimensão e complexidade e, apesar de também estar à espera de mais convites, estou orgulhoso pelo trabalho desenvolvido.

Se são melhores ou piores que o dropbox, box.net, syncplicity ou qualquer outro, isso não interessa.
Interessa sim perceber que o projeto está no inicio da sua maturidade e, do que já experimentei, está no bom caminho.

De Anónimo a 19.12.2012 às 10:21

Peço desculpa mas não vejo a relação com o futebol. Além do mais cada pessoa, cada um de nós, tem direito à sua opinião e a sentir-se satisfeito ou não com os serviços que recebe ou paga. No entanto não é disto que trata o comentário em causa e de certeza que cada um de nós tem os seus próprios conhecimentos e a sua própria experiência.

De jonasnuts a 19.12.2012 às 10:51

Já tem conta na CloudPT? :)

De Anónimo a 19.12.2012 às 11:16

Com certeza e com conta do SAPO muito antiga. Sapo, Meo, etc. E também com alguns dos problemas, chamemos-lhe assim, de alguns dos utilizadores que aqui se manifestam o que, vendo bem, é uma colaboração gratuita e uma adesão implícita aos serviços.

De jonasnuts a 19.12.2012 às 12:45

Quer partilhar quais são as dificuldades que tem sentido? Talvez possamos ajudar, ou aproveitar o seu feedback para melhorar o serviço :)

De Boa Mike a 19.12.2012 às 09:20

Acho que é fantástico que não se tenham lembrado de colocar uma frasezinha a dizer o seu endereço já foi introduzido. Depois é tb interessante a lógica de dizer "se uma endereço de uma base de dados que serve para registar pedidos for novamente enviado o que fazemos? Simples: actualizamos o pedido assim só para castigo do teimoso do utilizador!"

De jonasnuts a 19.12.2012 às 10:55

Olá, bom dia.

Assim que é colocado o endereço de mail, devolvemos uma mensagem "Obrigado pelo interesse. Será contactado brevemente." Penso que é uma mensagem esclarecedora.

A lógica de actualizar a data associada ao endereço de mail, não tem qualquer vertente de penalização...... como deverá calcular, temos todo o interesse em enviar convites aos primeiros que mostraram interesse. O facto deveu-se a uma diferença de interpretação entre quem criou a mecânica, e quem desenvolveu a base de dados. Mais nada que isso.

De Boa Mike a 20.12.2012 às 09:16

Mas claro que não é nenhuma penalização. Mas a lógica de quem programa nem sempre é a lógica natural do utilizador ... enfim... o que acho curioso é que depois de assumido o erro não se faz nada para corrigir... criaram-se muitas expectativas na cloudpt, com o vosso CEO a prometer 16GB para todo o português no lançamento do serviço. A verdade é que sinto as expectativas frustradas e tendo em conta a concorrência do serviço e o tempo de espera está a levar a criar anti corpos a um serviço que prometeu muito mas que começa por entregar a poucos.

De jonasnuts a 20.12.2012 às 09:51

Corrigiríamos se fosse possível, mas uma vez que apenas guardamos a última data, torna-se impossível reverter o processo.

O serviço será aberto a todos, abandonando o modelo de invite only. Este período de invite only durará menos do que é habitual neste segmento de mercado :)

De Antonio a 19.12.2012 às 09:43

Uma vez mais respeito (mas não concordo) com a política definida na atribuição de convites.
Obviamente que a sensação que fica é que a PT castigou quem está ansioso por experimentar os produtos e serviços disponibilizados em contraposição a quem esperou "calmamente". Pensei que as empresas gostavam do "buzz" provocado pelos lançamentos de produtos e que preferiam consumidores ansiosos por experimentar a consumidores calmos e passivos.
A apple quando lançar o novo iphone vai preferir que os consumidores esperem "calmamente" pela oportunidade de comprar em vez de fazerem filas e dormirem à porta das lojas.

De jonasnuts a 19.12.2012 às 10:59

Compreendo o seu ponto de vista, provavelmente, se estivesse do seu lado, pensaria exactamente a mesma coisa.

Mas tratou-se apenas duma diferente interpretação, entre quem montou a mecânica do processo, e quem desenvolveu a base de dados.

A minha lógica (e não sou técnica), diz-me que o que deveria ser mantido era a data original, e descartadas todas as outras. Mas não fui eu que desenvolvi a base de dados :)

De Oscar Olim a 21.12.2012 às 09:32

Quando a Apple lanca um novo produto, fazes pre order de 10 e pagas apenas um? Que comparacao mais sem cabimento.

De Luís Figueira a 19.12.2012 às 10:17

Não tinha mais lógica manter o primeiro registo? Por um lado o cliente era beneficiado por outro poupavas a BD, pois não era necessário apagar um registo e escrever outro.

De jonasnuts a 19.12.2012 às 11:00

:) A minha lógica de "não técnica" concorda consigo :)
Mas a verdade é que não é assim que está a funcionar, daí este post.

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