Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MEO Cloud



Segunda-feira, 23.09.13

O primeiro dia

Grandes novidades.

 

Finalmente terminou o período de lançamento da CloudPT. Deixa de haver convites e tempos de espera.

 

Abrimos hoje, para o mundo, de cara lavada e...... com um novo nome.

 

A CloudPT passa a ser a MEO Cloud.

 

Do ponto de vista da oferta, nada muda, continuamos a ser um serviço grátis, que oferece 16GB para alojamento e sincronização de ficheiros. E continuamos a não ter asteriscos.

 

Se do ponto de vista da oferta nada muda, ao nível das funcionalidades o mesmo já não se aplica. Decidimos aproveitar a boleia deste fim de ciclo de lançamento, e de mudança de nome, para apresentar novas funcionalidades.

 

Nova app de iOS (iPhone, iPod, iPad)

Com optimizações ao nível do upload de ficheiros. Com uma das funcionalidades mais pedidas pela comunidade, a existência de um PIN na aplicação, o que permite aumentar o nível de segurança dos ficheiros. E o novo nome já presente na nova app, claro.

 

Nova app de Android

Optimizações várias. E também aqui, o novo nome.

 

Lançamento em Beta da app de Windows Mobile

É uma primeira release, e pedimos a colaboração dos nossos utilizadores, que queiram ser beta testers. Terão de instalar a app, e a dar-nos feedback e sugestões de melhoria. Saiba como aderir.

 

Nova app de OSX (Mac)

Para além da nova marca, a MEO Cloud passa a disponibilizar a opção de selective sync, isto é, a possibilidade dos utilizadores identificarem pastas que não queiram sincronizar em todos os dispositivos (mas apenas em alguns desses dispositivos. Por exemplo, pode não fazer sentido eu ter todas as minhas fotos sincronizadas no meu computador pessoal e no meu computador profissional, posso escolher apenas sincronizar esta pasta com o computador pessoal, deixando espaço livre no meu computador profissional).

 

Nova app de Windows

Com as mesmas funcionalidades descritas para a app de OSX, ainda estamos a ultimar alguns detalhes. Mais logo haverá novidades quanto ao download.

 

Webapp (site)

Para além da actualização com a nova imagem e a nova marca, revamp de usabilidade, tornando a webapp mais intuitiva, há agora um Player de áudio com suporte de playlists.

 

Upload2Me

Para transferência fácil e rápida de ficheiros, via web. É criado um endereço web, que fica associado a uma pasta da MEO Cloud. Tudo o que for deixado (por drag & drop) nessa página, é automaticamente enviado para a pasta da MEO Cloud. Quem envia o ficheiro não precisa de ter MEO Cloud para poder enviar os ficheiros. Podem ser enviados ficheiros até a um limite máximo de 2GB.

 

Ajuda

Uma nova área de ajuda, com mais informação, mais interactiva, e com a possibilidade de aceitar sugestões que depois são votadas pela comunidade. Nós avaliamos todas as sugestões, e sempre o fizemos, mas desta forma, a comunidade pode saber de forma centralizada, quais são as sugestões que existem, e votar nas de que mais gosta e quer ver desenvolvidas.

 

Há muito mais novidades, mas o post ficaria demasiado longo, pelo que decidimos realçar apenas as que consideramos mais importantes.

 

Como em qualquer mudança, pode haver, aqui e ali, um sítio onde ainda estejamos a usar o nosso nome antigo. Diga-nos, se descobrir alguma CloudPT que tenha escapado, para que possamos substituir pelo nosso novo nome, MEO Cloud.

 

Esperamos que goste das novidades, e do novo nome.

 

Agora somos a MEO Cloud :)

 

Fiquem atentos a mais posts durante o dia. 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


editado por Eduardo às 11:04


56 comentários

De Jorge Santos a 23.09.2013 às 11:52

E para quando a visualização de conteúdo da meo cloud na meo box?

De jonasnuts a 23.09.2013 às 11:57

Estamos nos testes e detalhes finais :-)

De carlo lameira a 23.09.2013 às 14:11

Ainda nao e desta que quem precisa de mais espaco pode compratr? Nem para clientes meo agora que o nome mudou? Nao entendo.

De Pedro a 23.09.2013 às 14:20

Dadas essas mudanças todas, podiam também fazer um upgrade ao design das paginas, torna-lo mais limpo e simples, mais "plano"...

É só uma opinião :)

De jonasnuts a 23.09.2013 às 18:28

É difícil agradar a todos, simplificámos algumas áreas da nossa web app, pelos visto, ainda não o suficiente para ficar a seu gosto :)

Obrigada, as opiniões são sempre bem-vindas :)

De Simão Gamito a 23.09.2013 às 14:48

Uma pessoa vira costas a Portugal, no seguimento aliás dos conselhos dados pelos nossos governantes aos jovens, e há logo alterações destas... Agora vou comemorar como, se estou no meio de nenhures, em Angola, a fazer uma estrada???

Poças....

Cumprimentos, cara jonasnuts...

De Shrike a 23.09.2013 às 15:09

Woooo-hooooo!!!!!!
E tenho dito :)

De jonasnuts a 23.09.2013 às 18:29

Tambem fazes parte da festa, Gus :)

De JEFFERSON ALMEIDA MEDEIROS COSTA a 23.09.2013 às 15:39

Bom dia

Tem alguma promoção de convite do serviço

Exemplo: Ganhar GB a mais ao convidar uma pessoal que não conhece o serviço de vocês

De jonasnuts a 23.09.2013 às 18:30

Oi Jefferson. De momento, ainda não. No futuro talvez haja uma oferta desse tipo. É uma questão de se manter atento a esse Blog :)

De Paulo Santos a 23.09.2013 às 17:28

PARABÉNS Jonas e equipa :)
Grandes novidades, especialmente o Upload2Me. bye bye WeTransfer ahahah
As novidades tardavam em chegar, mas valeu a pena a espera :D

De jonasnuts a 23.09.2013 às 18:30

Obrigada, em nome da equipa, claro :)

E temos mais coisas preparadas para lançar brevemente :)

De Rui Cartaxo a 23.09.2013 às 18:28

Mas é preciso instalar a aplicação "Meo Cloud" para aceder aos ficheiros, certo?
Isto é impraticável para quem não é o "dono" de um PC, numa Faculdade, onde estou agora, num local público, etc. Com o Dropbox esse problema não existe

De Paulo Santos a 23.09.2013 às 18:50

Não, não é preciso. É igual ao Dropbox, basta fazer login no browser.

De Carlos Silva a 23.09.2013 às 22:09

A PT continua na sua senda de político.... anuncia mas não cumpre... clientes windows nem vê-los :)

Se for igual a todos os outro anúncios feito neste blog, lá para o natal temos o cliente windows :)

De jonasnuts a 24.09.2013 às 08:40

Contamos lançar o cliente de windows antes do Natal :)

De Pedro a 05.10.2013 às 12:41

Não precisam de beta testers para a app de windows ? Façam como no windows phone 8 e a "malta" vai testanto a app até estar perfeita para o lançamento oficial..

De jonasnuts a 05.10.2013 às 12:47

Olá Pedro, boa tarde. Obrigada pela oferta :)

Sabemos que a palavra "beta" associada a uma app é, muitas vezes, sinónimo de que está cheia de bugs. No entanto, a nossa perspectiva é um pouco diferente. Não queremos lançar uma app com bugs conhecidos. Uma beta é uma versão experimental mas tem de ser, mesmo assim, robusta :)

Estamos a trabalhar full time (como pode ver pelo tempo que demorámos a responder à sua generosa oferta), para podermos lançar isso mesmo, uma app robusta e, podendo precisar de limar algumas arestas, muito próxima do que queremos :)

Bom fim-de-semana.

De Pedro a 05.10.2013 às 14:41

Para mim beta não quer dizer propriamente cheia de erros. Frequentemente opto por utilizar as versões beta do vários programas que uso e não sou da opinião que beta quer dizer isso, para mim indica que podem ser encontrados alguns erros porque os testes não conseguem incluir todas as configurações das maquinas que existem no mercado e por isso em algum tipo de configuração pode não funcionar correctamente.

Como referem que estão em testes finais a ideia era alargar o numero utilizadores testando a app em ambiente mais próximo do real. Encontrando os bugs que puderam existir mais rapidamente ;)

Se entendem nao ser necessário aguardemos então pela versão final ;)

E já agora gostaria de sugerir que coloquem a versão 0.72 no vosso site dado que, como agora a meo cloud já se encontra totalmente abert ao ao publico, é muito estranho para quem chega de novo não ter a app para windows diponivél. Até porque a actual app esta a funcionar bem. Apesar de não ter novas funcionalidades é melhor ter a antiga que nenhuma ;)


De Paulo a 05.10.2013 às 18:02

Para mim, é a unica falha a apontar neste momento.
Sendo o mercado do windows o principal.
Tudo bem que estejam a limar e corrigir bugs na nova versão, mas não se percebe que tenham cortado o acesso a versão antiga enquanto não sai a nova. É muito mau para quem precisa de reinstalar ou instalar a aplicação.
Qual é a lógica, já que os utilizadores registados são convidados pela aplicação a fazer download do ficheiro da versão mais recente e já tem uma versão instalada no PC?
Não poderiam ter um link com o aviso de versão antiga, como tem para Linux? Há alguma limitação na versão windows que me esteja a passar ao lado?

De jonasnuts a 05.10.2013 às 18:39

Para além de não ter as funcionalidades novas, a app antiga refere em todo o lado o anterior nome do serviço. Do ponto de vista da comunicação, é um impedimento, para a disponibilizar a novos utilizadores.

Utilizadores antigos, que por alguma razão tenham perdido/desinstalado, pedimos que nos contactem através do info arroba meocloud.pt de forma a que tentemos encontrar uma alternativa.

De pedro a 05.10.2013 às 19:49

Concordo que em termos de comunicação seja mau, mas nao será ainda pior nao ter nada? É que quem chega e ve que nao tem nada nem um aviso sequer a indicar o porque de nao ter e quando sera lançada.

Sei que estão a fazer o máximo para ter a app a 100% o mais rápido possivel mas lançaram toda a mudança e quando se pensava que a app viria no mesmo dia ou por atraso no dia seguinte ja la vai bastante tempo e nada....


Eu estou bem porque tenho a anterior versao mas compreendo que pra quem chega de novo é complicado perceber o porque de não ter a app e nem sequer ter explicação....

Mas pronto era so uma sugestão...

De jonasnuts a 05.10.2013 às 19:51

Obrigada :)

(Não há ninguém no mundo mais interessado do que a equipa, em lançar a app de Windows, por todas as razões que referiu :)

Bom fim-de-semana.

De kingblind a 12.10.2013 às 14:31

+1
penso exatamente o mesmo...

De jonasnuts a 12.10.2013 às 14:35

Pode adicionar ao grupo toda a equipa da MEO Cloud :)

Penso ser seguro dizer que no início da próxima semana estaremos preparados para lançar uma versão beta da nova app de windows.

De LuisC a 15.10.2013 às 00:28

Jonas, tb vieste para o datacenter da Covilhã? :P

De Daniel Sobral a 28.09.2013 às 15:21

Boa tarde,

Gostaria de saber se os dados quando forem enviados para o servidores são encriptados, (como o mega.co.nz ou o Wuala), ou se é necessário recorrer a aplicações de terceiros.

Atentamente,
Daniel Sobral

De jonasnuts a 28.09.2013 às 15:38

Olá. Os dados são cifrados. No entanto, nada o impede de cifrar os dados na origem e enviá-los já cifrados.

Bom fim-de-semana.

De Daniel Sobral a 28.09.2013 às 16:00

Jonasnuts,

Há dois tipos de encriptação:
1ª - Envio e recepção dos dados do PC para o server. (Essa acredito que seja cifrada)
2ª - Após os dados estarem no servidor, e daí a minha questão, há algo que garanta que há proteção e encriptação dos dados para nenhum utilizador (ou mesmo os técnicos) poderem aceder ?!

(Vejam este artigo sobre a dropbox [passo a publicidade] : http://pplware.sapo.pt/internet/dropbox-mentia-relativamente-segurana-dos-dados/

"Basicamente a empresa pode actualmente fornecer os nossos dados, caso haja algum pedido que esteja associado a uma ordem judicial."



Atentamente,
Daniel Sobral

De jonasnuts a 28.09.2013 às 18:08

Com a MEO Cloud, neste momento, é exactamente a mesma coisa (daqui a uns tempos podemos voltar a falar), por isso é que referi a possibilidade de os cifrar do seu lado, e enviar os documentos já cifrados, com uma chave que mais ninguém possui.

Comentar post


Pág. 1/2




O blog oficial da MEO Cloud - 16GB grátis, para todos, sem exceções, sem asteriscos.