Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MEO Cloud



Quarta-feira, 22.05.13

Novidades - funcionalidades acabadas de lançar

Novas aplicações para o seu computador


Lançámos novas versões para Windows, Mac e Linux. A versão em produção é a 0.55. De assinalar melhorias de performance (ainda maior rapidez) bem como a resolução de pequenos bugs.
Se ainda não tem esta nova versão da aplicação, faça rapidamente o download, basta seguir este link. Em breve iremos deixar de suportar as versões mais antigas.

 


Versão web com novidades fresquinhas


Já podia fazer "drag & drop" de ficheiros e pastas para o browser. Agora é possível usar o Drag&Drop de ficheiros e pastas que já estão na CloudPT, através do site.

 

Funcionalidade muito pedida e sugerida - A possibilidade de fazer download de uma pasta completa via web. Já não é preciso fazer o download de uma pasta, ficheiro a ficheiro. Ao escolher a opção "download" de uma pasta, é transferido um ZIP que mantém toda a estrutura hierárquica de ficheiros.

Já conhece o menu de contexto? Experimente premir o botão direito do rato junto a uma pasta ou ficheiro. Muitas das opções estão agora disponíveis neste local para maior simplicidade de acesso.

Para quem usa o teclado para tudo, é agora possível navegar na CloudPT via browser usando apenas as teclas. As teclas das setas (teclas cursor) e a tecla "enter" permitem navegar nas pastas. A tecla "delete" permite apagar um ficheiro ou pasta. A tecla "Esc" também pode ser usada, para fechar janelas de opções, por exemplo.
Para quem tem muitos ficheiros numa pasta e pretende filtrar a lista, existe agora uma tecla "F" que aplica um filtro com base em parte do nome do ficheiro.
Para criar uma nova pasta, basta premir a tecla "N"

 



Limite no tamanho de ficheiro, nos envios (via web e mobile) aumentou para 2GB por ficheiro


As novas versões de aplicações mobile e web sofreram uma melhoria importante. O anterior limite máximo de 350MB por ficheiro a enviar foi alterado para 2GB por ficheiro a enviar. Assim, já se pode usar o site da CloudPT para enviar ficheiros até 2GB.

À semelhança do que já acontecia antes, se usar uma app de desktop, não há qualquer limite que não seja o da quota disponível na sua CloudPT.

 


Upload automático de vídeos em Android


A nova versão da aplicação móvel de Android já envia automaticamente para a CloudPT os vídeos criados no dispositivo (na app de iOS esta funcionalidade já existia antes).

Em iOS e Android já pode sincronizar o que quiser (vídeos ou fotos) separadamente, consoante o tipo de ligação.

 

 

Feedback, mais sugestões e críticas (construtivas, claro) são muito bem-vindas. Esperamos que gostem.

Autoria e outros dados (tags, etc)


143 comentários

De Alex a 22.05.2013 às 20:18

Fabuloso! Cloudpt perto de se tornar na melhor solução de armazenamento de ficheiros na cloud.

Aproveito para comunicar um pequeníssimo problema (se é que se poder chamar problema) que descobri agora:
Quando estou a fazer upload de ficheiros via web, está sempre presente um pequeno pop-up no canto inferior direito com o progresso do upload.
Se, entretanto, clicar em "F" para filtrar a minha listagem de ficheiros, depois deixo de poder fechar a barra de filtragem porque o pop-up está por cima do link [X] que me permite fechá-la.

De jonasnuts a 22.05.2013 às 20:55

Obrigada. Excelente feedback, esse bug. Vou reportar à equipa :)

De Paulo Santos a 22.05.2013 às 22:02

Eheh parece que estava a adivinhar :D
Mais uma vez, parabéns CloudPT, estas novidades só provam a qualidade do serviço (e do vosso trabalho).

De jonasnuts a 22.05.2013 às 22:04

Obrigada. Estou convicta de que é prova de algo mais..... utilizadores exigentes e participativos. Há algumas coisas no nosso roadmap para este ano que foram acrescentadas, fruto do feedback e das sugestões que temos recebido.

Um trabalho de equipa, entre quem está deste lado e quem está desse lado :)

De jonasnuts a 22.05.2013 às 22:35

Após verem o seu report de bug os técnicos responsáveis responderam:

"hum... esse problema passou-nos despercebido.. vou falar com o Nuno para ver como podemos resolver.

Eventualmente a caixa de upload terá que ter uma margem maior do lado direito ou a caixa de filtro um tamanho mais pequeno.

Vou falar com o Nuno e na próxima passagem a produção, fica resolvido."

Portanto, na próxima passagem a produção, fica resolvido :)

De Alex a 22.05.2013 às 22:58

Presumo que a resposta fosse para mim. :)

Impressionante como ainda há developers a trabalhar a esta hora!

Vou aproveitar para deixar os meus dois cêntimos, embora não tenha feito nenhum estudo prévio de usabilidade para a suportá-lo. :)
"Se aumentarem a margem direita da caixa de upload, esta é capaz de vir a atrapalhar um bocado a visualização da listagem dos ficheiros.
Provavelmente a melhor solução passará por diminuir um pouco a largura da caixa do formulário de filtragem. Como a caixa está a responder bem a resoluções de ecrã inferiores (presumo que estejam a usar o InK ou uma adaptação do mesmo), se o textfield ficar mais perto da label, não deve afectar muito a visualização mesmo em ecrãs mais pequenos.

De qualquer das maneiras, obrigado pelo rápido feedback.

De Bruno a 23.05.2013 às 16:23

Finalmente a versão 64bits, mas vocês não podem anunciar que é para Ubuntu, quando o que disponibilizam um ficheiro .zip com o binário.

O correcto é dizerem apenas Linux 32bits e Linux 64 bits, a não ser que empacotem .rpm ou .deb ou o que for, não podem associar a uma distribuição em particular.

De João a 23.05.2013 às 19:22

Olá Bruno,

Obrigado pelo feedback. Tem razão no seu comentário. No entanto, referimos a distribuição apenas por uma questão de compatibilidade de bibliotecas, visto que os binários são criados e testados em Ubuntu 12.04.

De qualquer modo, pretendemos distribuir debs e rpms no futuro.

João

De san-alex a 14.06.2013 às 22:35

Já que estão a falar no Ubuntu, gostaria de referir uma coisa: normalmente o software do Ubuntu é distribuído através dos repositórios. Porquê é que PT não cria um? A maneira mais fácil é na Launchpad.net.

De Ricardo Gomes a 24.05.2013 às 00:54

Em primeiro lugar, parabéns pelo excelente trabalho.
Tenho aqui umas dúvidas/sugestões: Porque é aplicação Windows não faz parte das estação padrão da PT? Porque é que que cada vez que tenho de actualizar a CloudPT, tenho de pedir à PTSI para efectuar a actualização, ainda para mais, quando mais tarde ou mais cedo vão deixar de suportar as versões mais antigas?
Por último, estou com um problema, no meu PC pessoal com Windows 8 x64 tinha a versão anterior à 0.0.55 e simplesmente deixou de comunicar com a cloudPT. Actualizei para a versão 0.0.55, a situação é a mesma, desactivei a firewall Comodo, desactivei a do Windows, desactivei o Windows Defender e nada. Aparece sempre a mensagem "A ligar à CloudPT"

Obrigado pela vossa atenção e continuação de bom trabalho.

De Ricardo Gomes a 24.05.2013 às 00:58

Em primeiro lugar, parabéns pelo excelente trabalho.
Tenho aqui umas dúvidas/sugestões: Porque é que a aplicação Windows não faz parte da estação padrão da PT? Porque é que cada vez que tenho de actualizar a CloudPT, tenho de pedir à PTSI para efectuar a actualização, ainda para mais, quando mais tarde ou mais cedo vão deixar de suportar as versões mais antigas?
Por último, estou com um problema, no meu PC pessoal com Windows 8 x64 tinha a versão anterior à 0.0.55 e simplesmente deixou de comunicar com a cloudPT. Actualizei para a versão 0.0.55, a situação é a mesma, desactivei a firewall Comodo, desactivei a do Windows, desactivei o Windows Defender e nada. Aparece sempre a mensagem "A ligar à CloudPT"

Obrigado pela vossa atenção e continuação de bom trabalho.

De jonasnuts a 24.05.2013 às 11:12

Olá Ricardo. Para questões relacionadas com a estação padrão, deverá contactar a equipa Onedesk, já que, tratando-se de um problema específico de colaboradores da PT este não é, definitivamente, o fórum indicado.

Quanto à outra questão, agradecemos que nos contacte via formulário, https://cloudpt.pt/sos já que precisamos de dados adicionais (username, etc.... que não pedimos em público), e que nos ajudarão a compreender qual o problema e, cosequentemente, a resolvê-lo.

De Afonso Monteiro a 24.05.2013 às 16:56

Boa Tarde.

Desde já um obrigado por uma plataforma tão funcional e acima de tudo Portuguesa.
Apenas uma sugestão, 16GB é um bom numero para espaço cloud, mas acho que se a plataforma assim o permitir, poderiam aumentar um pouco o espaço para os utilizadores centrarem tudo o que é ficheiros cloud num só serviço (estou a falar da minha experiência pessoal, claro).
Poderiam também dar algum tipo de condição diferente para clientes PT/Sapo/Meo.

Poderiam também implementar um processo automático de update no cliente Windows, como já outros serviços do género fazem em automático.

Apenas uma sugestão de um utilizador satisfeito.
Continuem o excelente trabalho.

De jonasnuts a 24.05.2013 às 17:21

Olá Afonso. Obrigada pelo feedback :)

Está previsto que, muito brevemente, disponibilizemos os packs pagos que permitem aumentar o espaço, caso o cliente assim o entenda. É esse, aliás, o nosso modelo de negócio :)

Quanto às actualizações automáticas.... dividimo-nos, na equipa. Há quem seja da sua opinião, e aposte na actualização automática, e há quem deteste actualizações automáticas, porque retiram ao cliente a opção. Em última análise, queremos deixar a liberdade de actualização do lado do cliente. Trata-se de software instalado numa máquina que não é nosso, pelo que a decisão final, na nossa perspectiva, tem de ficar sempre do lado do Cliente. Notificamos, mas não obrigamos.

Mas, como referi, não é consensual :)

De Afonso Monteiro a 24.05.2013 às 17:30

Olá Jonas.

Sempre que possível darei o meu feedback para ajudar a melhorar este serviço.
Quando comentei o aumento da quota, não era no sentido dos packs pagos (aliás como muitas empresas com serviços do género fazem), mas sim no sentido de aumentarem o espaço grátis para um valor mais actual.

Agradeço desde já o feedback dado.
Bom trabalho e continuem o bom trabalho.

De jonasnuts a 24.05.2013 às 17:36

Bom...se alterássemos a quota para os valores de referência desta "indústria", teríamos de diminuir a capacidade da nossa oferta grátis :)

De Pedro a 24.05.2013 às 23:56

Relativamente à questão das actualizações automaticas, e uma vez que a equipa está dividida porque não a adopção de ambas as formas, ou seja, a aplicação tal como muitas outras, poderia conter uma opção nas definições onde o utilizador da aplicação decidia se quer automatico ou não. Ficaria sempre a cargo do utilizador a decisão e não iria contra aqueles que acham que devem escolher se querem ou não actualizar e ao mesmo tempo dava a hipotese de quem nao gosta de andar sempre a levar com as notificações faze-lo de forma automatica.

De jonasnuts a 25.05.2013 às 00:24

Boa ideia :) Vou propor à equipa :)

De David a 25.05.2013 às 20:09

O problema de ter de autorizar ou ativar o programa sempre que o pc inicia ja foi resolvido?

De jonasnuts a 25.05.2013 às 22:39

Ui, sim, há já duas versões das apps que corrigimos esse problema :)

De António Estevéns a 24.05.2013 às 17:24

Boa tarde,

Agradeço que me informem como posso converter a página para Inglês?

Estive a utilizar a CloudPT para transferir alguns ficheiros para um Alemão e ele não fazia ideia de como se registar para poder retirar os ficheiros...

Cumprimentos
António Estevéns

De jonasnuts a 24.05.2013 às 17:35

Olá, a nossa versão em inglês (ou alemão) ainda não está disponível ;/

Os ícones são universais, talvez por aí consiga uma solução para o problema.

De Pedro Goncalves a 24.05.2013 às 18:03

Para quando uma versão para Windows Phone?

De jonasnuts a 24.05.2013 às 18:54

Não estava em plano, passou a estar, não temos prazo, a não ser algo muito lato que é até ao final do ano.

De rj a 24.05.2013 às 19:44

ohhhh :-( E para Windows RT ?

De jonasnuts a 24.05.2013 às 20:46

Essa posso dizer que será mais brevemente :)

De s2230 a 07.06.2013 às 16:33

Mais um pedido para windows phone.
O número de utilizadores do wp8 tem estado a crescer.
Vejam lá isso.

De jonasnuts a 07.06.2013 às 17:17

Estamos a trabalhar nisso :) Precisamente por causa dos pedidos da comunidade, aos quais somos sensíveis :)

De Anónimo a 24.05.2013 às 18:55

Falta agora o contrário, uma função de exportação dos ficheiro na Cloud para o dispositivo pessoal.

De jonasnuts a 24.05.2013 às 19:02

Hum.... esse já existe, é o guardar/download :)

De Simão Gamito a 24.05.2013 às 19:22

Para a CloudPT, um só adjectivo: gosto!

:)

De jonasnuts a 24.05.2013 às 20:47

Obrigada :)

De Pedro a 25.05.2013 às 15:29

gosto é um adjectivo?

isso é excesso de facebroke

Comentar post


Pág. 1/6




O blog oficial da MEO Cloud - 16GB grátis, para todos, sem exceções, sem asteriscos.