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MEO Cloud



Terça-feira, 19.03.13

Depois da tempestade vem a bonança

Alguns utilizadores poderão ter experimentado alguma turbulência, na última hora. Nada de grave, apenas estamos a adicionar mais máquinas ao nosso parque.

 

E, para que precisamos nós de mais máquinas, perguntarão algumas pessoas.

 

É segredo :)

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38 comentários

De Frederico Ribeiro a 19.03.2013 às 18:56

humm...

- planos extra

- convergência com Meo

Espero que saiam rápido as novidades ;-)

De jonasnuts a 19.03.2013 às 19:45

Convergência com MEO e planos extra estão previstos, em plano :)

De Daniel Freitas a 19.03.2013 às 19:06

passar para o "modo" sem convites... ?

De jonasnuts a 19.03.2013 às 19:45

Ainda temos muitos convites para distribuir :)

De Carlos a 20.03.2013 às 12:04

Então mas a cloudpt nao esta no datacenter da Covilhã?

De André Leal a 19.03.2013 às 20:49

Apostava que quando abrirem o data center da Covilhã passará a ser sem convites :)

De Nuno Carvalho a 20.03.2013 às 17:07

Estou a gostar de todo este dinamismo em torno do CloudPT. Pelo que me parece, será um óptimo serviço e gostaria de dar o meu contributo, com as seguintes sugestões:

. Tanto eu como algumas pessoas temos continuamente a aplicação Windows a "estoirar" com o erro "The application has stopped the synchronization process because a filesystem error was detected. Please ensure that you have sufficient disk space and the required permissions on your CloudPT folder". As máquinas não têm falta de espaço, todos somos administradores locais das máquinas, e até cheguei ao ponto de por o folder do CloudPT com Everyone - Full Control.

. O CloudPT não deveria sincronizar os ficheiros temporários criados pelo Office, quando se edita um ficheiro, evitanto assim sincronizações desnecessárias

Abraço,
Nuno

De jonasnuts a 20.03.2013 às 17:18

Olá Nuno. Obrigada pelo contributo, que vou encaminhar de imediato para a equipa responsável pelo desenvolvimento da app de windows, para que possam responder (ou corrigir :)

De João a 23.03.2013 às 11:15

Olá Nuno,

Em alguns cenários, o Windows tem dificuldades com caminhos de ficheiros com mais de 256 caracteres. Isto pode estar na origem do comportamento da aplicação que reporta.

Temos uma versão que possivelmente corrige o problema. Notamos que esta versão é experimental e ainda não foi submetida a todos os testes de pré-lançamento.

Caso queira experimentar e dar-nos o seu feedback, a aplicação está em https://cld.pt/dl/download/b5c4cd69-b409-4ba9-9de6-2ffa7998982f/CloudPT-0.0.52/CloudPT-0.0.52.win32.msi.

Se o problema persistir, por favor envie-nos um mail para cloudpt@cloudpt.pt com o seu email de modo a podermos fazer um despiste mais aprofundado.

Obrigado,
João

De jonasnuts a 23.03.2013 às 11:17

O mail correcto é o suporte arroba cloudpt.pt :)

De Nuno Carvalho a 26.03.2013 às 10:57

Acabei de instalar, e a coisa promete! Pela primeira vez, apareceu-me a mensagem de que todos os ficheiros foram sincronizados! E já passaram 3 minutos desde que instalei e ainda não deu qualquer erro!

Bom trabalho!

De Nuno Carvalho a 26.03.2013 às 13:55

...e já passaram as 3 horas sem qualquer erro! Muito bom! :)

De João a 26.03.2013 às 15:10

Olá Nuno,

Obrigado pelas boas notícias :)

De jonasnuts a 26.03.2013 às 15:10

Nuno, convenhamos que mal seria, se houvesse erros assim por dá cá aquela palha. Suba as suas expectativas :)
E quando não formos de encontro às suas expectativas, diga-nos, para podermos melhorar :)

De san-alex a 03.04.2013 às 21:08

Hoje fiquei completamente desiludido com este serviço.
Tentei sincronizar 6Gb de fotografias, deu o mesmo erro "The application has stopped the synchronization process because a filesystem error was detected. Please ensure that you have sufficient disk space and the required permissions on your CloudPT folder" e APAGOU TODOS OS FICHEIROS NA PASTA ORIGINAL.
Ainda bem que tenho uma cópia noutro serviço.

De jonasnuts a 03.04.2013 às 21:33

Olá san-alex,

A CloudPT não apaga ficheiros, e, em última análise, pode sempre recuperá-los, mesmo que os tenha apagado.

Se não tinha permissões de escrita na pasta, ou não tinha espaço suficiente em disco, não há nada que a CloudPT possa fazer.

No entanto, se quiser que aprofundemos o tema, pode fazer-nos chegar o endereço de mail com que tem conta na CloudPT, de forma a que possamos avaliar o que se passou.

Em última análise, congratulamo-nos com o facto de não ter perdido nenhum dos seus ficheiros.

De san-alex a 03.04.2013 às 22:13

Vou tentar explicar melhor.
Tenho 1 pasta CloudPT no meu computador. Dentro desta pasta tenho (tinha) informação que pretendo transferir para CloudPT (nuvem). Nas definições da aplicação introduzo o caminho para tal pasta CloudPT. Aplicação ao fim de algum tempo dá o dito erro. Pasta CloudPT no meu computador está VAZIA. Há 300Gb de espaço disponível e tenho permissões necessárias.
Ubuntu 12.04 x32, CloudPT 0.0.49

De jonasnuts a 03.04.2013 às 23:17

Olá de novo. Obrigada pelo feedback.

Encaminhei a sua explicação para a equipa de desenvolvimento, que está a apurar o que se possa ter passado, e que, além disso, me devolve algumas perguntas, nomeadamente:

Em que dia e que horas é que tentou fazer esta operação?
- A pasta CloudPT foi colocada em alguma partição pertencente a algum dispositivo que não um disco local? Por exemplo, uma share de rede, um volume virtual (utilizando o FUSE, por exemplo), disco externo, etc.?
- Qual foi o nome da pasta, ou pastas, que tinham os dados que deveriam ter sido enviados?
- Há mais alguma coisa que ache relevante? (Sistema de ficheiros não default, SELinux, ...)

Por tratar-se de informação sensível e privada, seria melhor que nos respondesse por mail, para o suporte@cloudpt.pt :)

De san-alex a 04.04.2013 às 20:35

Olá.
Obrigado pela sua compreensão, paciência e resposta rápida.
Já mandei 2 vezes estas questões à vossa equipa técnica, até agora não recebi resposta nenhuma, por isso mesmo decidi usar este meio.
Em primeiro lugar, consegui recuperar os ficheiros perdidos.
Em segundo lugar, hoje fiz a mesma coisa e resultou. Já tenho os ficheiros sincronizados. Ou seja, fiz duas vezes a mesma coisa e deu resultados diferentes.
Não tinha referido um pormenor: a pasta CloudPT foi colocada numa partição NTFS . Não dei importância à este pormenor, já que nunca tinha problemas com NTFS .

De jonasnuts a 04.04.2013 às 20:38

Ah, essa questão do NTFS pode ser, de facto, relevante.

Quanto ao contacto com a nossa equipa técnica, este pode ser feito por várias vias, mas, neste momento, todas passam por mim (seja por aqui, seja pelo mail de suporte), e não temos qualquer mail seu no suporte arroba cloudpt.pt :/

De san-alex a 04.04.2013 às 20:53

Mas a aplicação trabalha com sistema de ficheiros NTFS directamente? Sem utilizar os recursos do sistema operativo? Já há muito tempo que Linux-sistemas "aprenderam" a trabalhar bem com NTFS -partições.
O mail foi enviado através do vosso site, opção "Encontrou um erro?".
Tenho uma cópia, já reenviei para suporte cloudpt.pt .
Os links já não estão válidos. Aqui tem novos:
https:/ cloudpt.pt link 62cfb7ae-cf9a-431f-bd7e-f47908aa1650 /CloudPt.png
https:/ cloudpt.pt link b0b02716-7e47-486e-98ba-52ad2f1d8b98 /defini%C3%A7%C3%B5es.png

De san-alex a 04.04.2013 às 21:00

Já percebi quando aparece o erro. Quando algum ficheiro existe na nuvem e não existe na pasta. Recuperei alguns ficheiros apagados e apareceu logo o erro. Fiz download dos ficheiros, sincronizei e tudo O.K.

De jonasnuts a 04.04.2013 às 21:05

Óptimas notícias :) Mesmo assim, vou pedir a alguém da equipa de desenvolvimento para vir responder à questão que colocou no seu comentário anterior (e têm de ser eles, porque se trata, claramente, duma pergunta com demasiada areia para a minha camioneta :)

De Uploader a 21.03.2013 às 14:28

fiz um upload de muitos ficheiros e ficou nos 99% pq dizia que tinham falhado 5 ficheiros.
acontece que clicava onde dizia 5 ficheiros na esperança que me dissesse quais eram para tentar upload novamente mas nada acontecia e assim fiquei sem saber quais são!
e agora?

De Uploader a 22.03.2013 às 19:11

sem resposta?

De jonasnuts a 22.03.2013 às 19:26

Apenas porque estamos a tentar encontrar uma resposta para lhe dar, para um problema que já identificámos, e que estamos a resolver.

Os 5 ficheiros que não seguiram, são, provavelmente, ficheiros que têm no nome caracteres que não suportamos.

Não lhe queríamos responder que, neste momento, não há forma fácil de identificar quais os ficheiros que não seguiram.

:/

De Uploader a 22.03.2013 às 19:43

pois...é pena pq no meio de centenas de ficheiros como vou eu conseguir descobrir?
e a sincronização? já está activa? isso não detectaria quais os ficheiros em falta ao comparar a pasta no cloudpt e a minha pasta no meu computador?

obrigado

De jonasnuts a 22.03.2013 às 19:49

A sincronização é imediata.

Não são detectados os ficheiros em falta, porque assim que o nome do ficheiro contém caracteres que não suportamos, o ficheiro é ignorado.

:/

Tente encontrar os ficheiros que têm caracteres que não são suportados por este tipo de sistemas:

nomes: desktop.ini, thumbs.db, .ds_store, icon\r, .cloudcontrol, .cloudns
Qualquer um destes caracteres: <>:"/\|?*
Nomes de ficheiros terminados em espaço ou tab ou ponto
Nomes com mais de 200 caracteres

De Anónimo a 02.04.2013 às 16:35

Estão a pensar em lançar a versão para blackberry?

De Anon a 04.04.2013 às 11:39

Bom dia.

Estou contente pelo vosso serviço, e vim aqui apenas deixar umas sugestões. Sou utilizador do Ubuntu 12.10 e com a saída da aplicação para 64bits instalei de imediato. A minha sugestão era melhorarem o ícone de sistema para um fundo transparente, é que todos os meus ícones são dessa cor excepto ali a pequena cloud que fica a fazer contraste. Nada de grave, apenas uma questão de estética. E podiam por também um ícone de visto/sync para referir se a pasta da CloudPT está pronta ou a sincronizar, respectivamente. Outra sugestão como um user comentou aqui no blog, era de postarem mais informação técnica sobre os updates à aplicação, site, etc ao invés de estarem constantemente a postar sobre os convites. Um bom exemplo de post útil seria terem informado que a aplicação para Linux 64bits já se encontrava disponível. Eu apenas descobri porque tenho andado atento ao site, mas quando vi que já se encontrava disponível vim aqui ao blog procurar informação que não existe, sobre a aplicação. E acredito que muita gente fez o mesmo. De resto não tenho mais nada apontar. Em relação à parte técnica ainda não tive tempo para detectar algum bug mas sempre que tiver algo para reportar venho aqui ao blog, pois users como eu, que têm o trabalho de vir aqui comentar, não querem que o CloudPT seja apenas mais um entre centenas mas sim um serviço incomparável.

Sem mais de momento,
Pedro Coelho

De jonasnuts a 04.04.2013 às 12:26

Olá Pedro, bom dia.

Obrigada pelo feedback (que vamos encaminhar para a equipa responsável pelo desenvolvimento da app de Linux), e pelas sugestões que contribuem para que venhamos a ser o tal serviço incomparável :)

É esse o espírito :)

De Jorge B. MArtins a 20.04.2013 às 23:50

Boa noite,
apesar de já ter reportado duas situações ainda não obtive qualquer feedback relativo às dificuldades verificadas. Transcrevo a informação fornecida na expectativa de resolver o exposto:

"name: Jorge B. Martins
app: Browser
description: [Urgente - Pastas eliminadas], após a minha ultima comunicação verifiquei que existia um erro na sincronização por falta de espaço disponível.
Constatei na página da CloudPt, que além de todas as pastas existentes anteriormente, existia também uma página ENSINO~, presumi, duplicada da pasta Ensino Superior. Eliminei esta nova pasta ENSINO~, para repor novamente o espaço disponível de aprox. 1GB.
Após eliminar esta página, verifiquei que a situação aparentemente ficou regularizada, pastas e espaço.
Neste momento constato que a Pasta Ensino Superior não se encontra armazenada e o espaço disponível 90,5%.
Pretendo recuperar urgentemente estas pastas e ficheiros incluídos nelas.

Atenciosamente

topic: Uploads
platform: Computador
app_version: 10.0.9200.16519
email: jorge.bacharel@gmail.com
browser: Internet Explorer 10

De jonasnuts a 22.04.2013 às 10:14

Olá Jorge. Vamos responder-lhe por mail.

De Jorge B. MArtins a 22.04.2013 às 23:34


Obrigado pela rapidez na resposta.
Devo confessar que fiquei bastante surpreendido com a solução, muito simples.
Estou rendido à nuvem

Um abraço
:)

De jonasnuts a 23.04.2013 às 10:12

:) Sugestões são bem-vindas :)

De Jorge B. MArtins a 23.04.2013 às 23:31

Boa noite,

efectivamente a utilização é bastante intuitiva.
Em relação à recuperação dos ficheiros e/ou pastas, só tenho um pormenor a apontar, pode ser um erro meu, mas só pode ser selecionado um de cada vez certo?

Atentamente

Jorge B. Martins

De jonasnuts a 23.04.2013 às 23:42

Olá.

Para já, certo.
Mas apenas para já :)

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